Por que a Sensibilidade Cultural é Importante
- Claudia Gomes
- 1 de jul.
- 2 min de leitura

Sensibilidade cultural é a capacidade de estar ciente, compreender e respeitar diferentes culturas. Como Coach de Liderança e Transformação, vejo que meu trabalho vai além de ajudar pessoas a lidarem com novas circunstâncias, hábitos, comportamentos e relações. Ele também envolve cultivar a sensibilidade cultural.
Em famílias compostas por imigrantes ou formadas por diferentes culturas, acredito que esse tema não seja totalmente desconhecido para você. Afinal, a forma como interpretamos o mundo está profundamente ligada ao lugar onde nascemos e à nossa história de vida.
Sair do que conhecemos para começar de novo é uma transição significativa. É preciso deixar para trás o que já não faz mais sentido, para se abrir ao novo e aceitar a pessoa que estamos nos tornando. Esse processo, tanto emocional quanto prático, envolve etapas desafiadoras, mas também leva a descobertas valiosas, sobre si mesmo e sobre o novo mundo ao nosso redor.
A sensibilidade cultural começa justamente com a compreensão desse processo de transição. Ela é uma ferramenta fundamental para que você se alinhe com a nova cultura de forma mais tranquila, minimizando conflitos internos e externos.
É importante lembrar que sentimentos como discordância e intolerância podem surgir nesse processo, são reações humanas ao desconhecido. Comparar culturas é quase inevitável. No entanto, a sensibilidade cultural nos ajuda a enxergar além da nossa opinião. Em vez de nos vermos como “melhores” ou “piores”, aprendemos a reconhecer as diferenças como formas distintas de ver e viver o mundo.
Com o tempo, percebemos que o que move as pessoas ao redor do mundo é, em essência, muito semelhante: o desejo de pertencer, de ser feliz, de realizar sonhos e contribuir com os outros.
Convido você a olhar o mundo com os olhos de uma criança, curiosa, aberta, sem julgamentos. Tenho certeza de que você vai se surpreender com o que vai encontrar.

Claudia Gomes
Formada em Administração de Empresas, foi Diretora de Desenvolvimento de Negócios e Vendas na área de Turismo com vasta experiência global, hoje é Diretora da BTCC Social e Coach Profissional de Liderança e Transformacional há 7 anos. Contribui com a Aquarela escrevendo sobre desenvolvimento pessoal. www.claudiagomes.coach
Comentários