top of page

Sobre

Sobre
QUEM SOMOS

  • Somos uma comunidade de brasileiros e de pessoas fluentes no idioma Português, que de maneira dinâmica e inclusiva, através de diversificadas atividades sócio culturais, promovem a integração dos expatriados brasileiros na Tailândia.

  • Desde 1993 recebendo os brasileiros e suas famílias, sendo reconhecida pelas outras comunidades internacionais como o maior grupo entre lusófonos e latinos.

  • Somos também a única comunidade de brasileiros, reconhecida oficialmente pela Embaixada Brasileira sob o nome de  Setor Social da Câmara de Comércio Brasil-Tailândia (BTCC Social).

VISÃO

A BTCC Social, almeja ser o ponto de referência dos brasileiros na Tailândia, visando a integração da comunidade brasileira proporcionando uma imersão sócio cultural mais dinâmica e harmônica.

ATIVIDADES FILANTRÓPICAS

 

Além de formarmos uma rede internacional de cooperação mútua participando de atividades filantrópicas com outros grupos de expatriados, realizamos trabalhos individuais junto a pequenos grupos e organizaçōes onde trabalham outros brasileiros.

 

O maior e mais representativo evento filantrópico da comunidade brasileira é o Baile de Carnaval que occore anualmente em Bangkok. Os fundos arrecadados são distribuidos entres as entidades e organizações locais com foco em promover a educação e o bem estar das comunidades carentes locais.

About 2.jpeg

- Encontro de julho 2020 -

POR QUE SER MEMBRO

 

Nossa comunidade na Tailândia tem crescido. Temos um grupo cada vez mais dinâmico, com atividades sócio-culturais diversas, que podem contribuir para que sua estadia neste pais seja mais acolhedora, receptiva, educativa e enriquecedora.

Os eventos promovidos pela BTCC Social, envolvem atividades culturais e sociais que ajudam o recém chegado, principalmente, na sua melhor adaptação ao país. Compartilhamos e discutimos informações sobre moradia, serviços públicos, segurança e tudo o mais para que sua transiçāo seja a mais tranquila possivel.

COMO SER MEMBRO:

 

Cidadão ou cidadã de qualquer país lusófono, cidadão ou cidadã de outras nacionalidades mas fluentes na língua, residente na Tailândia e com status legal, pode se tornar membro da BTCC Social.

midia social

Aquele pedacinho do Brasil na Tailândia

social circle.png
social circle.png

1993

1999

2019

63

Primeiro encontro oficial do grupo de brasileiras
Primeiro grito oficial de carnaval em Bangkok
O grupo é incorporado a Câmara de Comércio
Atual número de famílias associadas em Agosto/2022
Censo
Aquarela Jan-Mai 21 Censo.png
Nossa Historia
NOSSA HISTÓRIA

por Ana Lucia Lasavanich

Muito obrigada pela oportunidade de contar um pouco da história da Associação Brasileira, que de muitas maneiras reflete a minha própria história, na Tailândia. Me mudei para a Asia com meu marido e  minha filha, Natalie, em 1988, após morar nos EUA, por quase uma década. Se você quiser saber como era Bangkok há 28 anos atrás imagine uma cidade sem BTS e até  mesmo sem rodovias expressas elevadas. Acredite, o tráfego era pior do que é hoje.

Ana perfil.jpeg

As ruas eram repletas de carros e ônibus muito velhos, soltando muita fumaça preta; de modo que a poluição também era pior. O edifício mais alto era o Dusit Thani Hotel. Não havia café decente, o que sem dúvida se configurava em uma situação drástica para um brasileiro. Os bolos e o pães eram horríveis, e qualquer comida ocidental tinha o sabor peculiar de margarina. Foi para nós, uma boa maneira de nos adaptarmos rapidamente à comida tailandesa. Outra curiosidade, eram os banheiros! Só encontravamos sanitarios tipo oriental onde e necessario  acocorar-se! Isso até mesmo na maioria dos shopping centers. Apenas os principais hotéis e o Central da Chitlom tinham algumas bancas com banheiros estilo ocidental. Mas isso não era tudo! Não havia sabão ou toalhas de papel nos banheiros públicos, então você tinha que carregá-los na bolsa onde quer que fosse.

Na época eu estava grávida do meu segundo filho, o que tornava os cheiros esmagadores, em todos os locais. Decidimos morar perto do aeroporto de Donmuang; até aquele momento, não conheciamos nenhum brasileiro. Entramos para uma igreja evangélica na Sukhumvit soi 10 e nosso principal grupo de apoio, veio de outras mulheres estrangeiras casadas, com homens tailandeses. Passei por todas as dificuldades de adaptação que todos vocês experimentaram com a complicação adicional da família do meu marido. Eles foram muito amáveis, adaptando sua nora farang.

Mais tarde, meu marido e eu compramos um apartamento na Asoke Rd e nos mudamos para o centro. Que dia feliz foi aquele, quando conheci outras famílias brasileiras! Você deve se lembrar que isso isso foi anterior aos telefones celulares e à Internet, portanto fazer parte de uma comunidade de brasileiros com apenas 8 famílias! Passamos a nos reunir mensalmente.

E assim, nasceu a Associação Brasileira na Tailândia: um pequeno grupo de mulheres brasileiras que queriam se reunir e apreciar sua cultura única. Desde o início, o grupo era muito ativo, dinâmico, acolhedor e, acima de tudo, era um pedacinho do Brasil em Bangkok. Nosso objetivo era dar assistência, apoio, amizade e ajudar aos recém-chegados a se adaptarem a essa cultura tão diferente da nossa. Muitas mulheres brasileiras chegavam aqui incapazes de falar inglês, o que dificultava ainda mais sua adaptação. Por muitos anos, nosso almoço mensal ocorreu nas nossas próprias casas. À medida em que o grupo foi crescendo, adotamos o sistema potluck, onde cada pessoa trazia um prato para compartilhar.

Foi entao, que as duas famosas Cidas se mudaram para Bangkok. Maria Aparecida Molle e Maria Aparecida Terlon. Ambas casadas ​​com homens  franceses. O nosso tradicional Carnaval Brasileiro em Bangkok, começou com eles. Assim, a paixão brasileira, com nossa cultura, folclore, arte, música e tradições, passou a ser mantida.

Uma nova era, então, foi iniciada na história da associação. Eventos passaram a ser organizados para a comunidade, desde cafés da manhã bem como festas juninas; festas do dia das crianças; almoços com feijoada  e, claro, o nosso carnaval.

Para mim, em minha situação única de morar aqui permanentemente e não poder viajar para o Brasil com a mesma frequência do expat tradicional, a associação brasileira foi extremamente importante, permitindo-me expor a meus filhos a singularidade da cultura brasileirado meu povo.

Nosso primeiro carnaval aconteceu no restaurante da Aliança Francesa em 1995. Foi um evento pequeno com 50 convidados, mas tinha todos os ingredientes que você espera de um carnaval brasileiro - música, roupas coloridas, decorações bonitas e pessoas divertidas.

Em 2005, um de nossos membros que era jornalista nos incentivou a formar uma associação propria  com um comitê, presidente, etc. Eu me tornei a primeira presidente da ABT.  Um cargo que ocupei por um ano. O entusiasmo do grupo era contagioso e havia muitas idéias sobre o que poderia ser feito. Começamos um website e um boletim informativo. Foram organizados eventos, iniciamos um clube do livro, estudos bíblicos, jogos infantis, cursos de culinária, além de 3 grandes eventos para toda a comunidade por ano. O número de brasileiros que viviam na Tailândia na época era apenas 200 pessoas.

Nosso próximo presidente foi Odalea Novais. Ela serviu com muito entusiasmo e dedicação. Naqueles primeiros anos como associação, estávamos definindo as regras, verificando o que era possível e o que não valia a pena, e a associação prosperou e se tornou conhecida entre os outros grupos de mulheres e associacoes internacionais em Bangcoc. Nosso objetivo de ajudar as novas famílias estava sendo cumprido.

Depois da Odalea, a associação foi presidida por Naira Mortareli, que levou o carnaval brasileiro a novos patamares. Hoje, o carnaval brasileiro anual é uma das festas mais esperadas do calendário de Bangcoc. É um baile à fantasia com jantar, shows com dançarinos brasileiros usando trajes elaborados e entusiasmo contagioso. Os convidados também usam fantasias e até competem entre si pelo melhor e mais original traje.

 Em 2012, o Carnaval se tornou um evento de caridade e optamos por doar as receitas para um programa liderado pela American Womens Club Scholarship for Girls. Nesse ano, conseguimos arrecadar 300.000 baht, o que permitiu que 50 estudantes continuassem seus estudos no ensino médio.

De 2013 a 2015, os ingressos para o Carnaval  foi esgotado semanas antes do dia da festa e 360.000 baht foram arrecadados a cada ano, dando um total de 60 bolsas de estudos por ano.

Em 2016, dividimos as receitas entre o programa de bolsas do AWC e o grupo de apoio ao câncer de mama. Nosso presidente este ano é Zelita Rodrigues, que fez um excelente trabalho ao continuar essa tradição.

Em 2018 Karine Morais assumiu a presidencia e sua energia e entusiasmo trouxeram a presidencia uma vontade de mudança, de crescimento e muita dedicação ao carnaval de 2019.

Somos um número muito pequeno em comparação com as outras nacionalidades representadas aqui na Tâilandia hoje. Nossa associação tem menos de 50 membros no momento, mas apesar do pequeno número, conseguimos arrecadar mais de 1,5 milhão de baht para caridade e ajudamos nossa comunidade a sentir que existe um pedacinho do Brasil na terra dos sorrisos. Obrigado.

1o. ANIVERSÁRIO DA BTCC SOCIAL

Queridos compatriotas,

É um grande prazer dirigir-me à comunidade brasileira em Bangkok. Na minha visão, nossa comunidade tornou-se mais forte e coesa com a integração da BTCC Social à nossa família, ampliando consideravelmente a nossa área de atuação na Tailândia.

Em pouco mais de um ano a BTCC Social trouxe mais brasilidade e humanidade a um ambiente que era dominado somente pelo mundo empresarial. A experiência da Associação dos Brasileiros na Tailândia, ou ABT, mostrou-se extremamente relevante à função social da nossa câmara de comércio. A atual Diretoria Social da BTCC têm gerado impacto tangível nos destinos da BTCC, prestando apoio nas atividades e direcionamento nos objetivos da nossa nova e mais robusta organização.

Marcelo.jpg

Devemos muito às nossas novas diretoras do Conselho de Administração da BTCC, Claudia Gomes e Cecilia Okada Redon, juntamente com o apoio sempre presente de Simone Chung. A energia e o entusiasmo contagiante das integrantes dos comitês apontam para um futuro de muito sucesso, fundado na experiência que tem brindado o Reino da Tailândia por mais de duas décadas com eventos e ações de caridade que enriquecem a nossa comunidade e enaltecem a imagem do nosso Brasil na comunidade internacional.

Esse tem sido um ano particularmente difícil e ainda há muitos desafios à frente. Estamos seguros no belo e acolhedor Reino da Tailândia mas com os corações apertados sabendo que a distância da terra natal só fez aumentar com as restrições necessárias às viagens internacionais. Nossos familiares e amigos de repente ficaram mais longe do que prevíamos ou estávamos acostumados.

Mas não devemos desanimar. Nossa união nos fez mais fortes e juntos iremos também superar esta crise. E em um futuro muito próximo estaremos novamente viajando e trazendo benefícios e oportunidades para a comunidade brasileira na Tailândia. Contem sempre conosco, estamos aqui para servir.

Um abraço cordial,

Marcelo Souza, Presidente
BTCC - Câmara de Comércio Brasil-Tailândia

PALAVRA DA DIRETORIA da BTCC Social

por Claudia Gomes

Eu cheguei aqui em Bangkok há quase 12 anos, trabalhei desde o princípio e por muitos anos não conseguia ir aos almoços mensais. Embora pagasse assiduamente as anuidades, somente conseguia participar dos eventos especiais como a feijoada, o carnaval e o natal; pois eram nos finais de semana. Muita gente perguntava: "Quem é a Claudia Gomes?" Afinal, meu nome sempre estava nos emails do mailing list.

Claudia perfil.jpeg
Palavra da Diretora

Mesmo sendo poucas vezes, era um prazer estar ali, falar português, me sentir em casa; era como estar no Brasil de novo. No começo eu tive a sensação de que eu não encaixava, demorei um pouco para cruzar esta barreira e conseguir conhecer as pessoas, mas com certeza, foi uma das melhores coisas que fiz. Conheci muita gente alegre, sincera, que adorava ajudar os outros, super trabalhadoras e com corações gigantes, que não cabiam no peito.

 

Somente comecei a participar do comitê organizador em 2018-2019 e com muita honra. Fui eleita presidente para o mandato de 2019-2020. Às vezes ainda custo acreditar em todo o caminho traçado para chegar aqui, mas me sinto muito feliz, por toda a trajetoria que me trouxe a este momento.

 

Minhas palavras aqui serão mais de futuro do que de passado, em relação à nossa comunidade. É com muito carinho que quero contar sobre este momento de transição da ABT para a nova BTCC Social.

Como vocês puderam aprender com a estória que a Ana nos contou no depoimento sobre o começo da ABT; foram muitos anos de trabalho, e junto à eles, houveram algumas tentativas para que a comunidade fosse legalizada. Mas infelizmente não foi possível, pois haviam documentos que o governo Tailandês pedia, que não poderiam ser providenciados.

Mas este ano, nosso grande parceiro no Carnaval, a BTCC (Brazil-Thai Chamber of Commerce), nos ofereceu a opção de fazermos parte da Câmara de Comércio e nos tornarmos a BTCC Social, continuando com todas as nossas atividades, nossos eventos. A legalização nos abriu muito mais oportunidades de crescimento.

Ainda estamos no início desses processos, mas uma das coisas que, seguramente  irão mudar, serão as designações do comitê, pois a BTCC Social é uma Diretoria dentro da BTCC.

Portanto a mudanças serão:

  • A Presidente será a nova Social Affairs Director

  • A Vice-Presidente será a nova Social Affairs Vice-Director

  • Todos os outros membros do comitê serão Social Affairs Coordinator

  • Para os membros pagantes da anuidade não ocorrerá nenhuma mudança.

  • Teremos conta bancária própria para a BTCC Social e seremos auditados todos os meses pela contabilidade da Câmara do Comércio.

Certamente gostaríamos de conta com a “construção de uma ponte” que conecte o comitê aos membros. O passo inicial já foi dado com a Assembléia Geral convocada junto ao almoço mensal de Outubro de 2019, onde juntas pudemos criar novas idéias, esclarecer pontos duvidosos, abrindo portas para criar uma comunidade mais inclusiva, onde todos possam ter uma voz ativa.

Este é só o começo da mudança, o comitê esta trabalhando muito para poder se atualizar e atender nossa comunidade. Esta é mais uma conquista na história da ABT, uma história de mais de 30 anos, onde algumas mãos e cabeças se juntaram para criar algo único e significativo para a vida de muitos.

Juntos faremos muitos mais. Um brinde a nova BTCC Social!

Um grande abraço a todos!

Claudia Gomes

Diretora do Setor Social

Transparent background

BTCC Social 2022/2023

Claudia.png

Cláudia Gomes

DIRETORA

Cecilia.png

Cecília Redon

VICE-DIRETORA

Bia.png

Beatriz Meyer

ATIVIDADE

Flavia Martelle.jpeg

Flávia Martelle

ATIVIDADE

Marcia Zimmermann.jpeg

Márcia Zimmermann

ATIVIDADE

Marlon Murano.png

Marlon Murano

MARKETING

Murillo Campos.jpeg

Murillo Campos

ATIVIDADE

Simone.png

Simone Chung

HOSPITALIDADE

A Equipe
bottom of page