top of page

Dia do Músico

Quando o tema central da revista foi decidido, pensei em como eu enfocaria a minha coluna, e foi aí que eu percebi que talvez fosse melhor lembrar de como nos posicionamos na vida, sobre as coisas que amamos fazer. Me veio muito na cabeça quando as crianças e adolescentes falam que querem ser músicos ou exercer algum outro tipo de arte, como os pais reagem, É uma realidade como a sociedade, a economia e a família tem tanto poder sobre o que queremos ou não fazer na vida, no nosso poder de decisão e nas nossas escolhas. As vezes é mais fácil ouvir a opinão dos outros, do que seguir nossa própria intuição e o nosso próprio caminho. Você será bem sucedido como músico? Não é fácil saber sem que você tente. Pode ser que sim, e a vida segue. E se não, você acredita na sua capacidade de dar a volta por cima e buscar outra coisa que também faça você feliz e realizado?

É engraçado como nos colocamos em encruzilhadas, como se fosse somente isso ou aquilo, e esquecemos do campo de possibilidades infinitas que está aberto a nós, todos os dias. Por que somente acreditamos em uma de nossas capacidades? Por que não somos capazes de ver que somos muitas coisas ao mesmo tempo e temos diferentes habilidades acontecendo simultaneamente?


Eu já trabalhei em administração, turismo, treinamento, e agora coaching. Isso só para dar alguns exemplos, dentro destas distintas profissões, ainda tem diferentes ramificações de habilidades que tive que trabalhar, tais como: liderança, organização de eventos, contabilidade, falar diferentes idiomas, lidar com diferentes culturas,

manejo de pessoas, integração social, criação de roteiros, marketing, reservas, habilidade de ouvir e fazer perguntas, preparação de apostilas e workshops, lidar com diferentes públicos, etc. Isso só por citar algumas delas.


Você já parou pra pensar em tudo que você é capaz de fazer? Quantas habilidades você têm e que ainda pode explorar? O quanto é injusto pensar que somos limitados a uma coisa ou outra. O quanto você expandiu ao longo do tempo, ao começar um trabalho ou morando em um novo país? Somos muito mais do que às vezes nos permitimos ver. Sermos limitados pela visão de outros, falando da parte somente que eles são capazes de ver, não seria o ideal. O ideal seria você acreditar que tem as respostas dentro de você e a capacidade de encontrá-las sempre que possível. Que o seu mundo você comanda e com certeza vai chegar sempre aonde quiser e se permitir.


As pessoas não fazem por maldade, ignorância, ou por querer mandar em você. Elas só fazem o que elas podem dentro das experiências de vida que tiveram. Muitos dos comentários acontecem por que elas nos amam e querem o melhor para nós. Por isso, não é dispensar o que foi dito, mas sim, internamente ver se é algo que realmente faz sentido para você, que te preenche, que vá te motivar, te ensinar, te mostrar mais coisas sobre você mesmo, que você não conhecia.


Seja crítico antes de aceitar as críticas ou conselhos. Seja músico, astronauta, engenheiro, fazendeiro, pintor, gari, CEO... Seja tudo isso e muito mais. Acredite que sua capacidade de crescimento e aprendizagem dependem somente de você. E o sucesso, seja como você o defina, sempre chegará.


Deixei este espaço para uma homenagem a minha banda preferida, U2. Eles acompanharam vários momentos importantes da minha vida. Gratidão por vocês terem seguido o seus sonhos e eu ter tido a oportunidade de cantar suas músicas.

 

Claudia Gomes é Coach Profissional de Liderança e Transformacional. Natural de São Paulo. É a Presidente da BTCC Social desde de Setembro de 2019 e contribui com a Aquarela escrevendo sobre desenvolvimento pessoal.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page