top of page

Palavras do Embaixador, o Bicentenário da Independência

Atualizado: 7 de jan. de 2023

Todos os anos, brasileiros residentes no Brasil e mundo afora, reúnem-se, no dia 7 de setembro, para celebrar o aniversário da independência do nosso país. Trata-se de uma celebração da nossa identidade nacional e cultural, já devidamente incorporada em nossa tradição de comemoração de grandes datas, e que temos cultivado, historicamente , desde as exposições universais do século XIX, até os nossos dias.


As celebrações do 7 de setembro de 2022 revestem-se, no entanto, de significado especial, por marcarem o bicentenário do início de nossa jornada como nação independente e por nos oferecem uma oportunidade única para reflexão sobre o nosso país, tão grande e com tanta história.


Valho-me de uma proposta lançada por um ilustre colega de profissão, embaixador Rubens Ricupero, para propor que aproveitemos a abordagem do bicentenário utilizando a base etimológica da palavra com-memorar – lembrar juntos, em atitude voltada não apenas ao passado, mas empenhados em fazer um “ balanço do que se fez e propor uma visão do que falta fazer na construção perene do país”.


E ainda mais importante, para que reflitamos sobre a forma como cada um de nós pode contribuir de forma individual ou coletiva.


Costumo, a propósito, sempre que me surge a ocasião, enaltecer o que já faz a comunidade brasileira na Tailândia, no seu dia-a-dia, contribuindo para a projeção de uma imagem positiva e merecida do Brasil, por sua atuação exemplar nos locais onde reside ou trabalha.


Ao parabenizar a todos pela passagem da nossa data nacional, concluo esta mensagem compartilhando mote, extraído da expressão em latim do ex- líbris do Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira, com o qual, na qualidade de expatriado, me identifico: Ubique Patriae Memor, que se traduz como em “qualquer lugar terei sempre a Pátria na minha lembrança”.

José Borges dos Santos Júnior

Embaixador do Brasil em Bangkok



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page