top of page
  • Foto do escritorAna Wey

FOLCLORE BRASILEIRO

por Ana Wey


O folclore é conhecido por nós como o conjunto de crenças, costumes e tradições de um povo, através de manifestações que se apresentam de forma bastante peculiar, dependendo da região do país.


Folclore, como sinônimo de cultura popular é o meio pelo qual a tradicionalidade é passada de geração para geração, representando a identidade social de um povo, através de suas manifestações culturais, que podem se apresentar individual ou coletivamente. O conceito é vasto. Inclui, entre tantos exemplos: mitos, lendas, contos populares, tradições religiosas, adivinhações, culinária, orações, travalingua, festas populares, vestimentas, brincadeiras, artesanato popular, músicas, canções de ninar, cantigas de roda, expressões, saudações. Sempre atralados a intercomunicação oral. A força que determinadas manifestações adquirem está relacionada com seu uso e com o modo que tradicionalmente são passadas de pais para filhos.


Mas o folclore de um povo, não está apenas condicionado as experiências oriundas do interior de um país. O folclore também está presente nas lendas urbanas, no modo como os vendedores oferecem seus produtos no centro da cidade, por exemplo, nas gírias e até nos xingamentos!


Caracterizando assim, que o folclore de um povo é vivo e não se refere apenas aos mitos irreais e sim a vida cotidiana, mantendo viva as tradições ricas em sentido e significado.


Nosso Brasil, devido sua densidade demográfica possui um folclore muito rico e variado. Por essa razão, se torna difícil categorizar toda a riqueza e a diversidade em nossa nação. O folclore brasileiro é sinônimo de cultura popular brasileira e é uma parte fundamental de nossa cultura, influenciada por uma vasta miscigenação social.


O que faz com que determinados costumes, manifestações artísticas em geral e crenças façam parte da história de um povo é seu uso e o sentido, em geral de cunho afetivo atribuído a ele. O folclore revela ainda modos de compreender, de sentir e de agir no mundo. Dar-se conta disso é ampliar nossa capacidade de relacionar-se com o outro! Por essa razão, é tao complexo mergulhar na cultura de outros povos! É o eterno exercício de procurar ver o mundo através das lentes e do olhar do outro.


Entretanto, manter viva as tradições e manifestações culturais do outro lado do mundo, não é tao difícil quanto parece, na verdade estamos todos diariamente realizando essa tarefa ao trazermos para nossa convivência diária a benção de proteção de nossa bisavó, a receita de bolo que atravessa gerações, as brincadeiras populares, as lendas, as histórias, os ditos populares; entre tantos outros exemplos, que mantemos vivos em nosso dia-a-dia.

Mas se você quiser criar um momento para mergulhar nessa vasta experiência cultural de nosso Brasil, conte histórias populares para seus filhos, ensine trava-linguas, pule corda ao som de cantinelas e assista vídeos de festas populares espalhadas por nosso país. Garanto que você também vai se divertir e aprender coisas novas!



 

Ana Wey, mudou-se para Bangkok com o marido e os filhos em agosto de 2019 depois de passar uns anos no Vietnã. Ana tem pós graduação em Educação Infantil e atualmente cursa MBA em Educação. Ela é especializada na alfabetização da Língua Portuguesa para crianças e adultos.

Além disso tem como paixão a culinária, a leitura e uma sede de aprender coisas novas que a faz estar sempre em busca de novos desafios.


Membro da BTCC Social desde 2020



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page