top of page
  • Foto do escritorTuanny

Autonomia alimentar

Atualizado: 21 de dez. de 2021


Por que não começar um novo ciclo trazendo novos hábitos para alimentação? Quem disse que se alimentar saudável pode ser algo chato e sem gosto, ou difícil e caro? Você sabe de onde vem sua comida? Como ela influencia a sua saúde e bem estar e o futuro do planeta?



Desde que comecei a trabalhar com gastronomia vegetal saudável, vejo o quanto as pessoas têm um pré-conceito quando falamos sobre isso. Como assim experimentar um queijo feito de castanha de caju? Ou até mesmo uma feijoada sem a linguicinha e o bacon, mas, adaptados com vegetais que podem ser tão saborosos quanto!


O mundo vegetal é amplo e a gente consegue ter experiências incríveis com estes ingredientes, como por exemplo o tofu e os cogumelos. As especiarias, também, são ótimas aliadas para ajudar a adaptar melhor estes pratos. As marinadas também são um excelente caminho para dar sabor a ingredientes neutros.


Enfim, há uma série de caminhos que podemos seguir para deixar um prato sem ingrediente animal, delicioso.


Muito além de ter um prato saudável no seu dia a dia, uma das coisas que acho fundamental é a gente também refletir sobre nossa autonomia alimentar. Quem participa das minhas aulas sabe o quanto eu falo sobre isso e o quando eu acho importante.


E o que quero dizer sobre autonomia alimentar? Autonomia alimentar é ter o poder de escolha e preparo sobre o que você e sua família estão consumindo. Ter consciência na hora da escolha dos alimentos, saber quem está por trás da produção, como ele é cultivado, cuidado e armazenado. Outro ponto importante, é o quanto de impacto negativo no ambiente o alimento que estamos consumindo causa!


Estes são alguns questionamentos que faço aqui em casa: esses produtos que estou consumindo estão fazendo bem para quem produz? Estão fazendo bem para mim? para o planeta? para os animais? Resumindo: Tem que ser saudável para todo mundo, se nao, nao faz sentido! Pelo menos pra mim.


Enfim, estas mudanças que são importantes para nosso mundo, podem começar por nós com estas pequenas transformações. Informação e consciência é um excelente caminho para construir um novo hábito alimentar e também ter uma alimentação saudável como um todo. Comer não é só nutrir um corpo, comer é um ato social e político!

 

Tuanny Gubert, é de Curitiba-PR. Chef de cozinha na área de alimentação funcional saudável, vegana e vegetariana - Workshops, Consultoria domiciliar e restaurantes.

Instagram : tucagub


Membro da BTCC Social desde abril de 2015.




93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page