top of page
  • Foto do escritorAna Wey

Mudando de Cenário

Atualizado: 2 de ago. de 2021

Você sabia que está em uma das metrópoles mais visitadas do mundo? Foram 40 milhões de visitantes em 2019!

Bangkok é um dos destinos mais procurados por turistas que desejam mergulhar nessa efervescente cidade, que é também, parada obrigatória para locais paradisíacos como as Ilhas Phi Phi e grandes centros de meditação ao redor da Tailândia. Saiba que a maior diversidade natural do mundo, se encontra aqui e se você é um amante da natureza e da vida selvagem, vai se esbaldar!


Você elegeu como lar uma das cidades mais diversificadas e dinâmicas do mundo!

Sawadee Kaa!


Sim, eu sei que você não é turista; e que residir em um novo pais é um grande desafio, que pode exigir uma boa dose de fé e paciência.


Me lembro a primeira vez que fui até o Mapa Mundi checar aonde ficava a Ásia. A conta era incompreensível. Cerca de 22 mil milhas, representando 22 horas de voo; sem contar escalas. No meu imaginário, arroz e feijão, com gosto de Brasil, certamente ficariam apenas na memória.


O primeiro bom conselho que geralmente recebemos, ao mudar de país é buscar uma escola para nosso(s) filho(s), que nos agrade. Desafio importante, visto que a lista contendo apenas os principais colégios internacionais, passam de vinte!


Resolvida a escola, a moradia se ajeitara no entorno. No caso de não haverem filhos, a família geralmente optará, por viver próximo ao trabalho de quem veio para cá, com esse propósito. Em teoria funciona, mas depois de uns meses acontece de nos encantarmos por um local mais distante, mais arborizado; com cara de casa.


Na minha opinião de expatriada, isso pode acontecer porque é muito importante construir um lar no local que elegemos, temporariamente como nosso. Estar tão longe de nossa família e raízes, torna essa demanda urgente.


Podemos fazer um lar, ajeitando os objetos que compõem nossa história, comprando coisas que sejam simbólicas para nós, trazendo ou adquirindo um bicho de estimação, bem como encontrando sabores do nosso Brasil. Seja através de ingredientes para cozinhar, de restaurantes para degustar ou de amigos para conversar; fazendo uso da nossa amada Língua Portuguesa.


Fazer amizades, morando fora, é outra coisa maravilhosa. Cedo ou tarde, você descobrirá uma comunidade de brasileiros e quando menos esperar, estará tomando uma cervejinha, acompanhada de pão de queijo, seguida de um churrasco de picanha! A comunidade de brasileiros em Bangkok é bastante grande e você certamente encontrará a sua tribo!


Você também poderá se aventurar a provar a comida local! Sim, nós temos a melhor street food do mundo e ótimos chefes Michelin, espalhados em uma incrível variedade de locais, acompanhados, muitas vezes, de uma paisagem repleta de templos!


Aqui, será também o lugar em que você poderá se relacionar com pessoas do mundo todo. Se abrir sua mente e seu coração, mergulhará em um vasto universo cultural. Se tiver interesse, poderá estudar vários idiomas como o francês, espanhol, mandarim, inglês e claro, o tailandês. Há boas ofertas pela cidade, acredite.


Faça parte de alguns dos diversos grupos espalhados pela cidade, por nacionalidade, afinidades ou interesses e garanto que muito em breve estará ambientada(o) e satisfeita(o).


Vivendo por aqui há mais de 6 meses, sua casa já terá arroz, feijão, picanha, pão de queijo e leite condensado! Seus filhos, que não entendiam nada que a professora falava, estarão rindo e brincando no playground do prédio. Falarão inglês como nativos!

E você então, terá a certeza de a vida é feita de ciclos e que estamos sempre aprendendo em cada recomeço...


Não se esqueca que o transporte público como BTS, MRT, linhas de ônibus, taxis, Grabs e Tuck-tucks, poderão te levar a desvendar essa incrível e apaixonante cidade. A nossa Krungthep, como dizem os tailandeses. A tradução seria Cidade dos Anjos. Que eles possam então te iluminar nessa jornada transformadora!


Kop Khun Kha!

 

Ana Wey, mudou-se para Bangkok com o marido e os filhos em agosto de 2019 depois de passar uns anos no Vietnã. Ana tem pós graduação em Educação Infantil e atualmente cursa MBA em Educação. Ela é especializada na alfabetização da Língua Portuguesa para crianças e adultos. Além disso tem como paixão a culinária, a leitura e uma sede de aprender coisas novas que a faz estar sempre em busca de novos desafios.


Membro da BTCC Social desde 2020


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page