top of page

Música, pra quê?

Por Marlon Murano


Ela toca no radinho de pilha do vovô, no táxi, no elevador, no fone de ouvido da menina que cruza o sinal, nos filmes, para abrir o noticiário, para informar que chegou uma mensagem no celular, até na máquina de lavar, quando termina um ciclo toca uma melodia para nos avisar que temos que tirar a roupa da máquina. A música está em todos os lugares mesmo, parece até que não podemos escapar dela, mas então, música para quê?


Desde a pré história temos registros de instrumentos musicais, obviamente bem mais rudimentares que as grandes mesas de mixagem dos DJs do momento, e isso nos mostra que uma sequência rítmica e de diferentes tons distribuídos em certa ordem só podem nos trazer alguns benefícios desde, muito tempo na história humana.


"Ajuda, muitas vezes, a comunicar aquilo que sentimos e que não conseguimos dizer"

A música nos ajuda na comunicação, na nossa expressão. Ajuda, muitas vezes a comunicar aquilo que sentimos e que não conseguimos dizer. Diferentes músicas podem nos ajudar a chorar quando precisamos e não damos vazão ao sentimento, podem expressar o nosso amor e nos confortar, sabendo que outra pessoa também sente igual. Dependendo do ritmo, nos motiva a mexer também o esqueleto, dançar, extravasar e expressar com o corpo em movimento. Soltar. Ajuda a gente a estreitar os laços de amizade, afinal quem nunca cantou na van com os amigos indo ou voltando do passeio?


Vejo que muitas culturas, inclusive a brasileira, têm esse contato com a música que nos ajuda também a definir parte de uma identidade nacional.


Ela também pode nos ajudar no estudo, diminuindo os estímulos externos; como ruído branco, música clássica ou sons da natureza, trilhas sonoras de filmes. Pode nos ajudar a dormir melhor, reduzindo stress e ansiedade do dia a dia, diminuindo a frequência cardíaca. Afinal, não é uma delícia dormir com aquele barulhinho de chuva caindo lá fora?


Aprender a tocar um instrumento musical tem também muitos benefícios comprovados pela ciência, ajuda no desenvolvimento da cognição e raciocínio, na coordenação motora, melhora nossa memória, ajuda na leitura, no trabalho em grupo, entre outros. Nunca é tarde para aprender um instrumento que nos dê uma atividade a mais de lazer e nos traga prazer além de todos os benefícios.


Então me conta, para quê você escuta música hoje? Só para distrair ou tem algo mais que você gostaria de expressar ou ressaltar nas suas emoções? E termino lembrando que um pouco de silêncio também é bom e necessário para gente poder se escutar e se entender.

Enfim, música para quê?


Música para ser feliz




 

Marlon Murano

Membro da BTCC Social desde julho/22, logo tornou-se voluntário no comitê.

Com sua experiência em T.I e sensibilidade artística, tem contribuido enormemente na edição do jornal Aquarela, website e marketing.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page